O Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal de Santos comunica à sociedade a continuidade da paralisação das atividades da Alfândega do Porto de Santos entre os dias 26 e 30 de maio. Como consequência dessa medida os seguintes serviços continuarão suspensos nesse período: desembaraço e despacho de mercadorias, atendimento ao público e análise de retificação de conhecimento eletrônico (CE) e de IDFA (Identificação de Falta ou Acréscimo). Serão mantidos somente os 30% do efetivo exigido por lei para a liberação de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos de consumo de bordo, bem como o cumprimento de decisões judiciais.
A decisão dos Auditores-Fiscais da Alfândega do Porto de Santos é consequência da proposta apresentada pelo governo em 22 de maio que, além de não contemplar os pleitos da categoria, ainda reforça divisões internas, condição considerada inadmissível pela classe.
A Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional reconhece que houve avanço por parte do governo ao abrir o diálogo com a categoria, mas lamenta que as propostas apresentadas até o momento não tenham permitido o fim do nosso movimento. Reforçamos mais uma vez que a intenção dos Auditores-Fiscais nunca foi causar transtornos ou prejuízos à sociedade brasileira, mas diante da postura adotada pelo governo, a única alternativa que nos restou na tentativa de alcançarmos nossos pleitos é o acirramento do movimento.
Santos, 23 de maio de 2025.
FONTE: SINDIFISCO NACIONAL DS SANTOS